Como Fazer o Assentamento de Piso Intertravado Passo a Passo!

Aprenda como fazer o assentamento de pisos e bloquetes de concreto intertravados em áreas como calçadas, ruas, patios, estacionamentos etc, siga o passo a passo da colocação do piso intertravado feito pela equipe pedreirao e boa obra.

Amigos, o piso intertravado é um tipo de pavimento fácil de assentar e confere as áreas externas das edificações modernidade e beleza aliada ao paisagismo.
Piso Intertravado
Ele é indicado tanto para passeios, calçadas, alamedas com trânsito de pessoas e bicicletas, como para ruas, ruas internas, estacionamentos e acessos de veículos.
Macete 01: Antes de adquirir o intertravado do fornecedor, solicite o laudo de resistência.
Macete 02: Para que o piso intertravado tenha um bom desempenho, principalmente os pisos onde passam veículos, é necessário que a Base seja muito bem executada.
Alguns serviços preliminares devem estar prontos antes de assentar o piso intertravado, são eles:
Subleito tratado;
Base tratada (geralmente em bica corrida);
Ensaios de compactação Proctor Normal dentro da especificação de projeto.
 Vejam como assentar o piso intertravado, passo a passo:
1. Colchão de areia: o pavimento intertravado é assentado sobre um colchão de areia. Este colchão deve ter altura entre 4,0cm e 8,0cm. Quanto melhor estiver a base, mais fino ficará o colchão de areia. Esse colchão pode ser de areia de dreno para assentamento de pavimento (mais barata), ou areia comum, ou pó de pedra (mais cara). O colchão de areia deve ser mestrado com a utilização de tubos de ferro 3/4” ou barras de ferro de seção quadrada. Feitas as mestras sarrafeie a areia com a régua de alumínio ou rodo de alumínio.
2. Definição do alinhamento: o alinhamento do pavimento geralmente é paralelo ao meio fio da rua a ser calcaça, ou na longitudinal da rua, para que as peças de intertravado fiquem perpendiculares (90°) com o meio-fio, travando todo o pavimento. Puxe uma linha bem esticada para definir o alinhamento.
3. Assentar bloquetes da mestra: ao longo do alinhamento definido no passo anterior assente os blocos intertravados definindo assim a mestra. Feito isso você já pode retirar a linha.
4. Assentamento dos bloquetes: comece assentando os bloquetes da mestra para o meio-fio, fazendo panos inteiros, deixando apenas o arremate junto ao meio-fio para fazer depois.
 
Macete 03: Descarregue os bloquetes o mais próximo possível do local de assentamento.
Macete 04: Utilize um carrinho paleteira para movimentar os paletes de intertravado para que eles fiquem mais próximo do local de assentamento;
5. Salgar o Piso: salgue todo o piso assentado espalhando areia sobre toda a sua superfície. Essa areia é a mesma utilizada para o colchão. Essa areia irá penetrar por todas as juntas que existem entre um bloquete e outro.
6. Compactar o piso: todo o pano de intertravado assentado e salgado deve, no final do dia, ser compactado ou batido. Com uma placa vibratória CM-13 bata todo o piso para que ele termine de assentar sobre o colchão de areia e as juntas entre um bloquete e outro também se acertem.
7. Arremates de cantos: após assentar um pano grande de intertravado é hora de fazer os arremates dos cantos. Risque os bloquetes para que eles se encaixem nos cantos. Em seguida corte-os com uma guilhotina ou uma serra Clipper de mão (portátil). São os arremates junto ao meio-fio que vão travar todo o piso.
Macete 05: Os pedacinhos pequenos não conseguem arrematar o piso com qualidade, assim, preencha os pequenos espaços com concreto ao invés de pedacinhos de bloquete intertravado. Não preencha com areia.
Macete 06: Evite transitar com carros e máquinas sobre o piso que não estiver travado.
8. Varrição e limpeza: Terminado o assentamento faça a varrição do excesso de areia que ficou sobre o piso e recolha os pedaços de piso e paletes que ficaram no local.
Fonte da matéria: pedreirao

0 comentários:

Dicas de Decoração